O vídeo explica um exemplo passo a passo sobre como montar um nó LibreRouter na parede.
Além disso, os seguintes conselhos servem para uma correta colocação de um nó LibreRouter. É necessário levá-los em consideração para montá-lo pela primeira vez e também como guia de controle para sua manutenção.
Preparar os materiais e ferramentas
- Desenhar a instalação completapara preparar os elementos necessários é uma boa prática.
- Materiais: Parafusos, buchas, cano tubular, elementos de aderência do cano, cabo e fichas de rede, braçadeiras de plástico e arame.
- Ferramentas: Chaves de fenda ou chaves, furadeira com brocas curtas, uma broca comprida para atravessar paredes, alicates, cortante, alicate de crimpar para armar o cabo de rede, entre outras ferramentas. Caso seja necessário, contar com elementos ou vestimenta especiais, como calçado de segurança, cordas, arnês ou escadas.
Recomendações de montagem em exterior
A seguir trazemos algumas recomendações para uma correta colocação do nó.
Estes requisitos são gerais. É importante que sejam cumpridos independentemente do tipo e lugar de montagem.
- O nó deve estar firme: todas as unidades e suas partes têm que estar bem ajustadas e estáveis.
- O cano não deve ter movimento vertical, de rotação ou circular. Assim fica garantido o alinhamento das antenas, evita-se as vibrações que afetam os equipamentos e o nó se mantém em seu lugar mesmo durante fortes tempestades. Para impedir a rotação, pode-se colocar um parafuso que atravesse o cano e se afirme na parede.
- O cano deve estar fixado, no mínimo, em dois pontos de aderência, com uma distância de 80 cm entre um e outro.
- Prender as antenas firmemente a um cano tubular para possibilitar o seu alinhamento exato.
- As antenas não devem estar colocadas de costas uma com a outra, porque emitem uma parte da energia para trás e se interferem entre si.
- Os materiais devem resistir às inclemências do tempo. Por exemplo: se é um lugar com salitre, usar ferragens com proteção contra a ferrugem; se é uma rede à beira de um rio, garantir a hermeticidade das caixas que protegem o LibreRouter.
- Calcular a qualidade e resistência do cano e suas uniões conforme as exigências que determinem os ventos do lugar. Considerar se é necessário apoiá-lo com tensores.
- Colocar o nó em um lugar de fácil acesso. Isto permite que as pessoas possam trabalhar em alturas cômodas e fáceis de alcançar. As montagens em torres ou canos muito altos devem estar bem justificadas.
- Deixar um excedente de um ou dois metros em ambos os extremos para todos os cados de rede. Isto permite consertar as fichas ou mover o nó de lugar sem precisar colocar um cabo novo.
- Os cabos que entram na edificação devem ser introduzidos de baixo para cima ou ter uma tampa seladora para evitar infiltrações de água dentro da casa. Também serve fazer um furo na parede de modo que fique inclinado com a parte alta para dentro.
Prevenção de problemas por desgaste no cabo e nas fichas de rede
- Utilizar cabo SFTP de exterior de qualidade.
- Guiar a instalação de cabos metro por metro, de ponta a ponta.
- Nas uniões de cabos aéreos é preciso colocar um arame portante para que o cabo não se estire nem balance, evitando fricções e acumulação de estática.
- Controlar os atritos com paredes, chaminés, beirada do teto ou outras superfícies.
- Controlar a correta armação e o estado das fichas de rede. Pode ser útil este instrutivo (em espanhol) ou ver este vídeo.
- Enrolar o cabo perto do extremo e fixá-lo ao cano para proteger as fichas de rede. Este é um método recomendado que evita os pequenos e permanentes movimentos que desgastam os conectores do equipamento.
- É possível fazer conexões com cabo de rede de até 100 metros aproximadamente. Se uma conexão comprida mostrar falhas ou intermitências, lembrar disso como uma provável causa.
Problemas frequentes
Os problemas mais frequentes em uma rede derivam da falta de atenção nos detalhes. Seguir estes conselhos reduzem as falhas causadas por instalações instáveis e melhora o rendimento da rede comunitária.
- É muito importante que o nó esteja permanentemente ligado e funcionando. Recomenda-se conectá-lo a uma tomada de uso exclusivo e em um lugar seguro.
- Avaliar em cada caso se convém ter um estabilizador de energia ou uma UPS.
- Os cabos do injetor PoE, do router interno e de todos os dispositivos fixos da instalação interna devem estar guiados de maneira organizada e segura para evitar puxões e defeitos acidentais devido ao trânsito cotidiano das pessoas.
- Fixar as pontas dos cabos aos equipamentos aos quais estão conectadas. Assim, se houver um puxão, é essa união que vai suportar a força do puxão e não as fichas, que são mais frágeis.
Recomendamos fazer revisões periódicas do estado do nó. Especialmente depois de tempestades que possam causar desgastes, movimentos ou quebrá-lo.
Pode-se seguir a seguinte Lista de Controle para a correta colocação de um nó LibreRouter.