Oferece informação e realiza diferentes avaliações sobre o percurso que a rede escolhe automaticamente para conectar o nó base com a conexão com internet.
Há duas opções:
- Só a porta de enlace
É o processo básico de diagnóstico que se realiza automaticamente ao selecionar esta tela. Pode-se repetir todas as vezes que desejar pressionando este botão.
Avalia a largura de banda e a perda de pacotes entre o nó base e o dispositivo que se conecta com internet (porta de enlace).
a.O nome do nó base, a partir do qual está sendo executada a avaliação.
b. Indica o caminho que a rede escolheu da última vez para comunicar o nó base com a porta de enlace.
c. Avalia a largura de banda medida em megabits por segundo e a porcentagem de pacotes perdidos só entre o nó base e o nó-porta de enlace, neste exemplo chamado ¨lapraviana¨.
d. Indica se o nó base obteve comectividade com internet mediante IPv4, IPv6 e serviço de DNS. - Medir todo o percurso
Inicia uma avaliação da conectividade entre o nó base e cada nó intermediário incluído o nó porta de enlace e sua conexão com internet.
a. O nome do nó base, desde o qual está se executando a avaliação.
b. Indica o caminho que a rede escolheu da última vez para comunicar o nó base com a porta de enlace. Para cada nó intermediário, indica a largura de banda medida entre o nó base e os nós intermediários e a quantidade de pacotes perdidos durante a prova.
c. Indica se o nó base obteve conectividade com internet mediante IPv4, IPv6 e serviço de DNS.
📌 Dicas:
- Sempre que estiver correndo alguma medição, mostra três pontos em movimento que indicam que é preciso esperar o resultado.
- As faixas de cor que aparecem abaixo das medições dos nós variam em sua longitude ↔ em relação à largura de banda e em sua cor segundo a quantidade de pacotes perdidos. É uma referência gráfica para interpretar, comforme for ganhando experiência, se os resultados são ótimos, aceitáveis ou se definitivamente necessitam melhorar.
- Caso se necessite avaliar ou reavaliar um enlace do percurso pode-se pressionar sobre o nome de qualquer um dos nós intermediários. Então dará a informação própria do enlace entre o nó base e o nó selecionado.
Caso a rede dê defeito e não exista um caminho possível entre o nó base e o nó porta de enlace, avalia o último caminho que sim funcionou.
Ao selecionar a opção de medir todo o percurso, o resultado será notório. O nó base oferecerá uma avaliação contra cada nó desse caminho com o que seguir na rede. Os nós que no estiverem em rede darão como resultado uma mensagem de (Erro).